23 de mar. de 2020

Como citar livros na redação do Enem 2020



Para escrever uma boa redação é essencial ter referências e demonstrar que o seu conhecimento vai além dos textos motivadores. Separei algumas dicas para que vocês possam aprender a citar livros nas redações e se preparem para o Enem 2020.


POR QUE CITAR LIVROS NA REDAÇÃO?

A banca do Enem espera que você seja capaz de relacionar o tema da redação com algum conhecimento adquirido ao longo da sua vida. Utilizar uma referência sociocultural faz toda a diferença, quer uma prova?

Em 2019, eu fui classificado em 1° lugar em um concurso de redação elaborado pela SEE-MG e ASLMG. O tema do concurso era “A importância da educação na prevenção à violência contra a mulher e ao feminicídio” e eu citei O CONTO DA AIA. Eu ganhei um notebook, minha escola receberá R$ 500.000,00 e uma universidade particular me ofereceu uma bolsa para o curso dos meus sonhos.
Então, amigos. CITEM LIVROS EM SUAS REDAÇÕES! Como? Vou ensinar agora!

1 – INTRODUÇÃO: MOSTRE QUE SEU CONHECIMENTO VAI ALÉM DOS TEXTOS MOTIVADORES

Você pode relacionar o tema ao livro fazendo um paralelo logo na primeira linha:

Em “O Conto da Aia”, Margaret Atwood retratou uma sociedade fundamentalista, na qual as mulheres são subordinadas aos homens.

Depois de mostrar a sua referência, é necessário provar que ela faz sentido e que você não a inventou:

Nesse sentido, são recorrentes as cenas de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

Feito isso, é hora de mostrar que você compreendeu o tema:

Não distante da ficção, é fato que a condição feminina no Brasil é marcada por inúmeros casos de violência contra a mulher feminicídio.

Agora é só colocar um conectivo e apresentar a sua tese. Muito fácil, não é?

2 – DESENVOLVIMENTO: dê um tempo ao livro e foque em seus argumentos.

Nos parágrafos de desenvolvimento você vai focar em mostrar para a banca que você sempre se supera, apresentando argumentos congruentes a sua tese.

3 – CONCLUSÃO: TEXTO CIRCUITO PARA FECHAR COM CHAVE DE OURO!

Escrever uma redação para o Enem é como montar um quebra cabeças. Estranho, né? Mas é verdade. Você precisa que tudo se encaixe para mostrar no final que fez um bom trabalho. Nesse caso, o ideal é, após apresentar sua proposta de intervenção, utilizar a última frase para fazer uma bela referência ao livro que citou na introdução.

Veja só como eu fiz na redação do concurso:

Dessa forma, o diálogo gerado na escola será ampliado no ambiente familiar, de modo que tal conscientização seja reforçada pela mídia, evitando, assim, um cenário próximo a “O Conto da Aia”.

Espero que tenham gostado. Fiquem ligados aqui LcD, quero trazer conteúdo sempre para vocês. Siga-me nas redes sociais: @lendocomdaniel

Quero encerrar agradecendo a todos os professores de Lingua Portuguesa e redação que me acompanharam e também ao Lucas Felpi, a Débora Aladim e Carol Achutti pelas dicas à distância.
Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário