27 de abr. de 2020

Resenha - Mais Esperto que o Diabo - Napoleon Hill


Já faz algum tempo que Mais Esperto que o Diabo participa da lista de mais vendidos da PublishNews. O número de interessados pela obra de Napoleon Hill é crescente, afinal, produtores de conteúdo financeiro como Tiago Nigro sempre indicam o autor. Para compreender a mensagem deste livro, é necessário abandonar qualquer tipo de pré-conceito. Mais Esperto que o Diabo é uma leitura intrigante, capaz de gerar inúmeros questionamentos internos.


Título: Mais Esperto que o Diabo
Autor: Napoleon Hill
Páginas: 208
Editora: Citadel


A proposta do autor em Mais Esperto que o Diabo é entrevistar e próprio demônio, satanás, diabo, coisa ruim... enfim, não importa o nome que você o dará. O livro foi escrito em formato de entrevista, Napoleon Hill pergunta, o Diabo responde. "Mas, Daniel?! O livro é um entrevista com o próprio diabo?" Leia análise até o fim. Eu darei a minha opinião e você será capaz de tirar suas próprias conclusões.


O primeiro passo para compreender a obra, é o seu contexto. Napoleon Hill foi um empreendedor norte-americano que nasceu em 1883. Não por acaso, Hill entrevistou e conheceu personagens muito importantes para sua época, inclusive, Henry Ford e Thomas Edson. Seu foco era conversar com pessoas de sucesso e compilar aquilo que era comum entre elas para chegar ao segredo do sucesso. Após realizar muitas entrevistas ao longo de 20 anos, Napoleon Hill percebeu que faltava uma "personalidade" importante: o diabo. A última entrevista foi produzida após um período muito conturbado da história da humanidade, afinal, foram duas grandes guerras mundiais seguidas pela crise de 1929. Lembre-se que o Sr. Hill era empreendedor, nós sabemos que não há nada mais desafiador para pessoas como ele que uma grande crise econômica.



O que pode-se aprender com o diabo?

Ao longo da entrevista, o Diabo vai entregando seus segredos especiais para conquistar as mentes humanas. Alguns dos conceitos utilizados por ele são fundamentais para a mínima compreensão da obra como um todo, para facilitar, eu decidi listar esses conceitos de forma simplificada. 

 MEDO: é a partir do medo que, segundo o livro, o diabo se manifesta e toma conta das mentes. Um exemplo dado ao longo do livro é o medo da pobreza,uma pessoa com medo da miséria estaria fadada a ser pobre durante toda a sua vida. Já uma pessoa destemida, é capaz de investir e acreditar em ideias para trabalhar, afastando-se assim da miséria e da pobreza. 

ALIENAÇÃO: segundo o diabo, as pessoas tomadas por ele são alienadas. Uma das maiores características dessas pessoas seria a incapacidade de pensar por si mesmas e a ausência do pensamento crítico. Assim, uma pessoa alienada não tem um propósito na vida. 

RITMO HIPINÓTICO: talvez seja o conceito mais confuso apresentado no livro. Eu o resumiria considerando que todo pensamento repetitivo certamente atrairá algo para você. Assim, se você tem muito medo da miséria, automaticamente pensará nela o tempo o tempo. Se você pensa na miséria o tempo todo, sua energia e determinação serão sugadas e isso fará de você um alienado. Como eu disse, é um resumo meu, talvez outra pessoa resuma de forma diferente. 
Até a pandemia causada pelo novo coronavírus é "prevista"  e explicada no livro, leia a seguinte citação:

"O que causa ciclos de eventos recorrentes, tais como epidemias de doenças (...)?
Todas as epidemias, nas quais um grande número de pessoas é afetado de maneira similar, são causadas pela Lei do Ritmo Hipnótico, através da qual a natureza consolidada, pensamentos da natureza similar, faz com que esses penamentos sejam expressados através de uma ação em massa."

Como não ser um alienado?

O livro também traz dicas para você escapar das garras do demônio. É difícil definir a principal, mas eu diria que ser racional é o caminho. Pense por si mesmo, confie no seu potencial e em suas ideias. 
O diabo também faz revelações sobre Deus e sobre a fé. Segundo ele, a fé é o ato de acreditar em uma força invisível e inabalável; como um pensamento positivo que diante de qualquer circunstância poderá te livrar da alienação. Deus seria um conhecimento verdadeiro.

Mas e aí? É uma entrevista autêntica com o satã? 

O próprio Napoleon HIll disse no livro que cada um deverá tirar a sua conclusão, a minha opinião é a de que ele entrevistou o diabo sim, mas não um diabo idealizado pelo homem. O diabo é aquilo que as pessoas mais abominam, o diabo é o próprio medo. Imagine só você como um empreendedor que precisa fazer dinheiro vendendo produtos, o que você quer? Vender para fazer dinheiro, certo?! Napoleon Hill era um escritor, ele também vendia suas ideias impressas em páginas e sabia o que as pessoas gostariam de comprar. Tudo aquilo que te causa medo, de alguma forma, te atrai. Se você achava estranho ler a resenha de um livro que supostamente é uma entrevista com o diabo e chegou até aqui, provavelmente algo te atraiu. Talvez seja sua curiosidade. Talvez...
Concluindo meu pensamento, eu acredito que tudo saiu da mente de Napoleon. O diabo não sentou-se em uma cadeira e ditou as respostas para o Sr. Hill. No entanto, o livro faz sentido e foi escrito por um grande estudioso do mundo financeiro, penso que a obra deve ser levada em consideração. 
E você, no que acredita? 

Eu indico a leitura de Mais Esperto que o Diabo e espero que você queira e possa ler o livro. Já leu? O que achou? Comente aqui em baixo.


O livro também foi resenhado no YouTube. Inscreva-se no canal!



É isso pessoal. Obrigado pelo apoio, até a próxima. Tchau tchau! 


Um comentário: