3 de fev. de 2020

Resenha - Primeiros Contos - Gabriela Lopes


Vivemos dias cansativos, repletos estresse e ansiedade. Vivemos tempos em que para estar "bem" aos olhos da sociedade é preciso não dar atenção ao que a vida oferece de bom e verdadeiro. Primeiros Contos vai além de um livro comum, ele é, acima de tudo, uma reunião de conselhos sobre a vida. Conselhos de pai, mãe, avós, amigos e até mesmo estranhos, que nos mostram que a vida deve ser vivida intensamente


Título: Primeiros Contos
Autora: Gabriela Lopes
Editora: Publ!t
Páginas: 120

"O melhor ensinamento, em qualquer circunstância, não serão as palavras e sim os exemplos."

Primeiros Contos traz 37 pequenos contos escritos por Gabriela Lopes. Os textos são reflexões cotidianas, em sua maioria, narradas por Beatriz, uma menina/mulher que se descobre e evolui ao longo do livro. A adoção de uma única personagem para a narração dos contos é um diferencial da obra, visto que o livro é composto por uma sequência de acontecimentos que permitem o crescimento de Beatriz. Resta ao leitor aprender com a personagem.

Temáticas como escolhas, infância, preconceito, religião e desigualdade social surgem na vida de Beatriz, da mesma forma como em nosso cotidiano, a diferença é que Beatriz é capaz de perceber a situação, ajudar e aprender. Alguns dos contos também apresentam uma visão mais profissional sobre, por exemplo, a situação do cidadão perante do bem público. Isso se dá porque a autora graduanda em Direito. Assim, Primeiros Contos nos ensina de várias formas, sobre várias atitudes e situações. 


"Filho, em vez de criar definições para o mundo do outro, deposite sua força em fazer e ser cada vez melhor. Pouco importa o que o outro é ou não é. Talvez ele também esteja passando por sofrimentos que você desconheça."

Um dos meus contos favoritos foi Então "extraordinariamente" é primavera, a história retrata a vida de Daniel (sim, o personagem tem o meu nome), um homem imerso na rotina cansativa da atualidade, incapaz de perceber as belezas da vida. A partir de uma visita ao seu pai, Daniel tira a venda de seus olhos e, finalmente, compreende que vida vai além do horário comercial. 

Se você pensa que acaba por aqui, está muito enganado. Além dos contos, o livro de Gabriela Lopes traz também belas poesias da autora. Gabriela é uma artista completa! Contista, poeta, pintora, amante da fotografia e escultora. Provavelmente a sensibilidade que o livro exala surgiu do amor que Gabriela tem pela arte. 

Primeiros Contos foi prefaciado por Marixa Fabiane Lopes Rodrigues e conta com a participação de Alcilene Lopes Amorim, Geraldo Guilherme de Carvalho e Jeferson Botelho Pereira. Todas as contribuições textuais são muito agradáveis e, certamente, agregam valor ao livro.


"É importante perceber a vida como uma página em branco. Você tem em mãos todos os pincéis, poderá transformar os esboços que voluntariamente faz, em obras definitivas, só depende do olhar que lança."

A edição de Primeiros Contos facilita a leitura, a diagramação é leve e conta com imagens para ilustrar a maioria dos textos. Grande parte das imagens são fotografias autorais de Gabriela Lopes, a autora revela seu talento através das palavras e lentes. Ao final do livro, há uma série de notas sobre as imagens que o compõem, o que aproxima o leitor da obra e mostra o quanto Minas Gerais é linda. 

Gabriela é uma mineira capaz de acalmar almas através da escrita, seus textos são como bons conselhos. Conselhos úteis para toda a vida, independente da idade do leitor. Eu, sinceramente, recomendo Primeiros Contos.


Espero que tenham gostado da dica de hoje. Até a próxima!





17 comentários:

  1. Contos são sempre bem vindos. GOSTO muito!!!
    Notei que Gabriela colocou a alma eu suas palavras e isso é tao bom de ler.
    E ter o bônus de poesia junto na obra é lindo. Estou curiosa para saber mais da escritora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Gabriela escreveu com a alma cada um textos.
      Obrigado pela visita! <3

      Excluir
  2. Oi Daniel, tudo bem?

    Primeiramente, obrigado por compartilhar.

    Me chamou bastante atenção a temática. Perceber, como dizia O Rappa, "todas as cores escondidas nas nuvens da rotina" é uma tarefa que exige certa sensibilidade. E como você colocou que a autora também se envereda por outros ramos da arte, sensibilidade é o que não deve faltar. Me convenceu a buscar mais.

    Obrigado novamente e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, muito obrigado pela visita!
      Fiquei muito contente por saber que você se interessou por esse ótimo livro. Boa leitura!

      Excluir
  3. Eu adoro ler contos, mas confesso que não ando lendo muitos ultimamente. Um dos motivos de eu ter gostado tanto de sua resenha, pois você me apresentou um livro que me interessou muito, principalmente pelo amor que a autora parece passar em cada página, com sua arte em geral.
    Obrigada por compartilhar conosco sua opinião. Adorei a dica.

    Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da resenha. Gabriela Lopes é uma ótima autora!

      Excluir
  4. Sou fã de livros de contos, ainda mais quando trazem o cotidiano do autor para o nosso dia a dia. Sempre conseguimos tirar um ensinamento para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse livro, apesar de nunca ter lido percebi que ele tem muitas reflexões. Otimo post. Bjus

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros de contos, e com reflexões ficam melhor ainda.

    ResponderExcluir
  7. Olá Daniel, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas parece se muito bom, gostei da ideia dos pequenos conselhos. E realmente é verdade, muitas vezes perdemos a oportunidade de aproveitar a vida por causa de situações indesejadas. Amei as ilustrações.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Fico feliz por você ter gostado da obra.
      Volte sempre!

      Excluir
  8. Oi, tudo bem? Adoro esse tipo de livro bem reflexivo. Eu sou uma pessoa que gosta de pensar e refletir sobre a vida. Adorei a dica!

    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  9. Oi Daniel! Eu adoro livros de contos, acho que eles são livros rapidinhos, mas que podem mexer tanto com a gente. Não conhecia, mas gostei mt da indicação, ainda mais com a vibe de conselhos. Acredito mt na premissa que livros nos aconselham sobre tudo. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir