21 de jan. de 2020

Resenha - Amar é a Única Revolução - Ed. Vozes

 Na correria do cotidiano ouvimos a palavra amor e não refletimos sobre o seu verdadeiro significado. Dizemos que amamos algo ou alguém e não percebemos a força do amor. em "Amar é a Única Revolução" os autores nos guiam por uma travessia filosófica, histórica e religiosa que possibilita a compressão do amor. 
Resultado de imagem para amar é a única revolução
Título: Amar é a Única Revolução
Autores: Anselm Grün, Gerald Hüther e Maik Hosang
Páginas: 191
Editora: Vozes 
Publicação: 2019


Certa vez John Green escreveu em Cidades de Papel: as pessoas não têm noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem. Acredito que ele estava certo. Atualmente, é muito comum lermos, principalmente nas redes sociais, declarações de amor. As pessoas dizem estar amando mas não sabem ao certo a grandeza do sentimento que estão declarando. 

Em Amar é a Única Revolução, os autores buscam fazer com o leitor reflita sobre a essência, o poder e a importância do amor para a humanidade. O livro é dividido em três partes:

1) Gerald Hüther em seu texto A importância do amor para a hominização do macaco revela que o ser humano só chegou até aqui graças ao amor. Com uma escrita que exige certo raciocínio para acompanhar a lógica apresentada, Hüther diz também que o amor ainda fará com que a humanidade se torne grandiosa, desde que ela compreenda a força do amor. 

"Se todas as pessoas crescessem sentindo-se amadas incondicionalmente,
 não haveria mais sistemas repressivos de dominação." 
pág. 13

2) Em De que modo a revolução do amor pode ser bem-sucedida?, Maik Hosang mostra como o amor está presente na história da humanidade, passando por fatos como a Revolução Francesa e teorias como a hierarquia das necessidades de Maslow (sim, a mesma de A Culpa é das Estrelas).

"Sob condições desfavoráveis, ou por força de respectivas estruturas de dominação e educação, as pessoas podem tornar-se ou desenvolver-se até virarem agentes agressores e opressores, avessos aos amor, suplantando a linha do amor." 
pág. 75

3) Já Anselm Grün, em O amor é  a razão do ser reflete através de experiências religiosas sobre a importância do amor para nós, seres humanos. Grün mostra que amor move a vida humana, incrível, não é?!

"A revolução do amor tornou-se visível em Jesus. Sua maneira de falar com as pessoas, como ele as abordava e tocava - tudo levava a marca do amor." 
pág. 125


Foi uma leitura um pouco demorada, visto que me dediquei aos textos profundamente, afinal, a ideia é aprender e refletir.  Portanto, precisei do auxílio da internet para pesquisar sobre alguns livros citados e compreender o que os autores desejavam transmitir. 

Amar é a Única Revolução é uma ótima dica de leitura para leitores que gostam de ler uma filosofia contemporânea, com autores em constante evolução. Em suas quase duzentas páginas, um livro razoavelmente pequeno, retrata um sentimento grandioso. Um sentimento capaz de revolucionar o mundo: o amor. 


 Gostaram da resenha? Deixem nos comentários as opiniões de vocês. Lembrem-se que no @lendocomdaniel conversamos todos os dias sobre livros incríveis!

5 comentários:

  1. Que maravilhosa resenha de livro, super amei como trouxe alguns trechos.
    Ainda não conhecia, mais já curti muito.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por você ter gostado! É uma ótima dica de leitura!

      Excluir
  2. Amei a sua resenha sobre esse livro, a abordagem dos trechos deu um toque a mais e despertou a vontade de ler!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Gostei da idea de trazer reflexão sobre o amor. As pessoas realmente não tem noção da grandiosidade dessa palavra e como ela sai da nossa boca e a importância dela.
    Gostei da dica do livro e acredito que demorar com a leitura é a parte que nos ajuda a entender tudo isso.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não costumo ler livros assim, mas o tema desse me interessou. Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir