20 de nov. de 2019

Resenha - O Conto da Aia - Margaret Atwood

O Conto da Aia foi considerado por muitos uma leitura essencial. A série baseada no livro de Margaret Atwood,  The Handmaid's Tale,  conquistou pessoas pelo mundo inteiro.  Em meio ao sucesso da obra, e ao lançamento de Os Testamentos, decidi ler e resenhar O Conto da Aia. Provavelmente,  o que você lerá a seguir é a resenha mais difícil que já escrevi. 

Imagem relacionada
 Título: O Conto da Aia

Autora: Margaret Atwood 
Editora: Rocco
Páginas: 368

Se você reparou bem na imagem de capa da resenha, viu que no fundo da fotografia há um ipê amarelo. Fiz essa imagem no dia 24 de agosto, ou seja, quase quatro meses atrás. Na época eu já estava planejando essa publicação. 

Ler o Conto da Aia foi desafiador. A escrita de Margaret Atwood é densa e difícil de compreender. É como ler um clássico machadiano: você sabe que é importante, mas o texto é tão complexo e enigmático que o cansaço te faz pensar em desistir. Na verdade, eu desisti algumas vezes, mesmo que por poucos minutos. 
Não foi possível ler O Conto da Aia por prazer, muito menos para descansar. Sabe a razão? O Conto da Aia foi escrito para incomodar, alertar e lutar. 

Imagine-se em uma sociedade na qual as mulheres são apenas objetos. Uma sociedade na qual nascer mulher é sinônimo de não ter direito algum, nem mesmo sobre seu próprio corpo. Imagine-se presenciando constantes abusos sexuais, sabendo que não pode fazer nada. Angustiante, não?! Essa é realidade de O Conto da Aia e, infelizmente, pode ser (já é?) a realidade de muitas mulheres pelo mundo. 

                                  "Acidentes não existem. Tudo acontece intencionalmente.”

Sinopse: 
Escrito em 1985, o romance distópico O conto da aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, o a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump. Em meio a todo este burburinho, O conto da aia volta às prateleiras com nova capa, assinada pelo artista Laurindo Feliciano.

O livro é narrado em primeira pessoa por uma Aia. Simples assim. Narrado por apenas mais uma Aia. Uma mulher que já não tem mais o nome de antes, que foi obrigada a deixar sua casa e sua família para conceber o filho de seu Comandante. Após "A Revolução", ela foi "programada" para não questionar o sistema, ser submissa e ter como único objetivo gerar um filho saudável para o homem que a possui. No romance de Margaret Atwood, as mulheres são objetos (escravas?) que devem ter donos.

Foi muito difícil ler O Conto da Aia. Confesso que parei inúmeras vezes, engoli o choro ao acompanhar o desespero da narradora e fui incapaz de conter as lágrimas em muitos momentos. Sofri durante a leitura e tenho certeza que foi pouco perto das resenhas que li e assisti, nas quais mulheres que leram O Conto da Aia manifestaram seu medo. Somente uma mulher sabe como é ter medo de ser agredida/abusada/morta pelo simples fato de  ter nascido mulher.  Todos os dias nos deparamos com dados que ressaltam os altos índices de feminicídio, violência doméstica e abuso sexual. Acompanhamos ao mesmo tempo uma onda fundamentalista tomar conta do Brasil, uma onda de maioria masculina que quer decidir o que pode ou não ser feito com o corpo feminino. 


Homens, leiam O Conto da Aia. Mulheres, leiam o conto da Aia. Eu disse que demorei meses para ler e resenhar. Talvez, consigam fazer o mesmo sem tanta dificuldade. 

Termino a resenha de hoje deixando a seguinte reflexão: estamos realmente longe do cenário retratado em O Conto da Aia? 


14 comentários:

  1. Oi, Daniel, tudo bem? Primeiramente, gostaria de te parabenizar pelo o blog. Adorei todo o visual dele, é muito aconchegante e me faz querer ficar vagando por ele sem parar e segundamente (existe essa palavra?), gostaria de te parabenizar pela a resenha em si. Adorei me deparar com ela, justamente porque acabei de comprar os dois livros e estou mega ansiosa para ler. Sobre o seriado, só assisti o primeiro episódio e coloquei na cabeça que só continuaria quando terminasse os livros. Depois de ler tua resenha, estou ainda mais ansiosa e apreensiva com a leitura que me espera, mas, também estou aguardando pelos momentos de reflexão que terei durante e quando terminar.
    Outro ponto que gostaria de ressaltar sobre tua resenha, é o fato de tu ter tocado em pontos essenciais sobre o fato de nascer mulher. Infelizmente, não é só nesse livro que nos deparamos com uma sociedade assim, é a vida real.
    Enfim... parabéns por tudo! Estou ansiosa para ler mais coisas tuas.

    Abraços|| Johany Medeiros
    www.autopia.life

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fui tomado por grande felicidade ao ler o seu comentário.
      Muito obrigado! Fico feliz por você ter gostado!

      Obrigado pela visita! Volte sempre!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniel, tudo bem ?
    Bom, umas das coisas que eu preciso fazer esse ano, é ler esse livro. Eu só estou preparando meu psicológico, pois não será uma leitura fácil, como você bem disse em seu texto.
    Acredito que esse é um dos livros que a leitura é obrigatória.
    Infelizmente, sabemos que a resposta para sua pergunta ao final da resenha, não é nada otimista.
    Amei a resenha. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, é uma leitura obrigatória!

      Obrigado pela visita! Volte sempre!

      Excluir
  4. oi!
    Li O conto da aia antes de assistir a serie,é uma obra de leitura rápida e descontraída.Uma distopia poderosa para ser lida e assimilada em toda a sua essência..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não achei a leitura rápida, mas fico feliz por você ter compreendido a essência do livro.

      Obrigado pela visita! Volte sempre!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Eu tenho esse livro tem alguns anos e até hoje não li, mas a série eu assisto desde quando lançou e adoro!
    Adorei a sua resenha, ficou muito boa!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Leia! É um livro essencial!

      Obrigado pela visita! Volte sempre!

      Excluir
  7. Olá, espero que esteja tudo bem!

    Já ouvi falar no livro por meio da série. Distopias sempre me agradam muito, gosto de ler livros com essa característica, não tive o contato com o livro ainda mas após ler sua resenha me senti interessada para dar uma chance em breve. ótima resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz por você ter gostado!

      Obrigado pela visita! Volte sempre!

      Excluir
  8. Oiii, tudo bem?
    Achei muito bonita e de bom gosto as suas fotos!
    Esse livro (e a série) tem sido assunto constante no meio dos grupos que participo. Todo mundo gosta, e muita gente foi marcado pela história.
    Eu ainda não li, e não tive vontade ainda de me jogar nesse universo. Eu sou meio travada, às vezes... Mas, quem sabe, né?
    Beijão e ótima resenha

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É um livro essencial!

      Obrigado pela visita! Volte sempre!

      Excluir