23 de dez. de 2019

Projeto Estante Mágica: crianças escrevem e ilustram livros

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado
Imagem: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara do Leste
Eventos que reúnem vários autores para sessões de autógrafo são comuns. Existem, por exemplo, as Bienais do Livro. Mas, quantos eventos você acompanhou em que os autores têm entre 3 e 4 anos de idade. Poucos, não? Conheça agora o trabalho desenvolvido sob coordenação da professora Natania Pereira em parceria com a Plataforma Educacional Estante  Mágica. 
A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo
Imagem: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara do Leste

No dia 15/12/19 participei da tarde de autógrafos dos alunos do CMEI Alvim Corrêa de Faria, em Santa Bárbara do Leste (MG). O evento concluiu a série de trabalhos desenvolvidos em três turmas do centro educacional, aproximando as crianças da literatura e fazendo com que os pais participassem da vida escolar do filhos. Na ocasião, foram lançados os seguintes títulos: 

As Vogais e Suas Cores
 (escrito pelos alunos da professora Natania)

O Sonho de Ser Uma Borboleta

 (escrito pelos alunos da professora Patrícia)

Em Meu Jardim
 (escrito pelos alunos da professora Maria de Fátima)

Recebi um exemplar de "As vogais e suas cores" das mãos de uma das autoras, Anabella Pereira Sampaio. A qualidade do livro é surpreendente! Desde 2016 eu falo sobre livros na internet, resenhei vários títulos, dentre eles, alguns livros infantis. Posso garantir que os livros produzidos pela Estante Mágica são de ótima qualidade, tal como os livros das grande editoras nacionais.

Anabella é afilhada dos meus pais, passamos um bom tempo juntos, o que me possibilita conhecê-la bem. Ela é um criança feliz mas, na tarde do dia 15, ela estava radiante! Nossa princesa escritora fez questão de mostrar a todos o seu livro, especialmente a página que trazia uma fotografia seguida de sua biografia. 
Sabemos que a leitura é muito importante para o desenvolvimento educacional, afinal, ela estimula o senso crítico e a criatividade. Fazer com que crianças tenham interesse pela leitura é uma tarefa árdua. O projeto desenvolvido torna as crianças protagonistas da produção de um livro, aproximando-as do universo que antes era distante. Conversei com alguns pais no evento de lançamento, todos eles agora desejam que seus filhos continuem lendo e escrevendo e tornaram-se parceiros da escola no processo educacional dos filhos. 

Estou certo de que todas as crianças que escreveram suas histórias desenvolveram grande amor pelos livros, isso é importante para a vida acadêmica e pessoal delas, além de contribuir com o país. Afinal, como disse o pai do Sítio do Pica-pau Amarelo: um país se faz com homens e livros. 

Saiba mais sobre a Estante Mágica: 



2 comentários:

  1. Que projeto mais liiindo, amei conhecer! E essas criancinhas são as coisas mais fofas!!! Fiquei com vontade de ter um livro desses :)
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane! É um projeto fantástico.
      Feliz por você ter gostado.

      Abraços!

      Excluir