6 de set. de 2019

Resenha - Grande Sertão: Veredas (Graphic Novel) - João Guimarães Rosa


Seca. Amor. Deus. Diabo. Armas. Batalha. A obra prima de um dos maiores escritores da Língua Portuguesa em graphic novel. Sejam bem-vindos ao sertão de João Guimarães Rosa.
Resultado de imagem para grande sertão veredas graphic novel
Título: Grande Sertão: Veredas (Adaptação em Graphic Novel)
Autor: João Guimarães Rosa
Roteiro: Eloar Guazzelli
Arte: Rodrigo Rosa
Editora: Globo Livros 

Grande Sertão: Veredas é um clássico da literatura. A obra é um retrato do Brasil que poucos conseguem enxergar: o sertão. Não! A narrativa não é apenas ambientada no sertão, vai muito além disso. Em Grande Sertão: Veredas o sertão atua como uma personagem que tortura, encanta e evolve os leitores com toda a sua misticidade, do mesmo modo que age sobre Riobaldo, Diadorim, Joca Ramiro e todos os outros personagens. 
O texto original é marcado por reflexões de Riobaldo, idas e vindas no tempo e descrições únicas de Rosa. Na adaptação, o texto de Guimarães Rosa  foi preservado, de modo a manter seu jeito único usar o hífen, seus neologismos e regionalismos. Guazzelli fez o roteiro com pequenas mudanças, apresentando a história pela visão de Riobaldo, seguindo cronologicamente os fatos. 

"O real não está no início nem no fim, ele se mostra pra gente é no meio da travessia..."

Grande Sertão: Veredas conta a história de Riobaldo, um homem perdido em meio as confusões da vida que decide mudar, tomar novos rumos e seguir uma travessia buscando compreender o mundo e, principalemnte, compreender a si mesmo. Vale ressaltar que Grande Sertão: Veredas é um livro de guerra. Armas, mortes e desespero não faltam nas páginas do romance e durante tantos acontecimentos Rosa conseguiu abordar uma questão polêmica para a época em que lançou Grande Sertão: a sexualidade do sertanejo. 

As veredas escolhidas por Riobaldo são comuns aos tempos de hoje. Ele é um personagem repleto de dúvidas e, afinal, quem não  fica indeciso ao escolher caminhos - ou veredas - ? Riobaldo se vê confuso ao escolher sobre sua moradia, trabalho e vida pessoal. O jagunço que se envolve com várias mulheres durante o livro se apaixona por Diadorim, outro jagunço de seu bando. O que parecia ser incomum ao homem sertanejo talvez, levando em consideração as andanças de Rosa quando médico pelo sertão mineiro, não seja tão único assim. Riobaldo e Diadorim se declaram? Ficam juntos? Bem, vocês terão que ler para conhecer o brilhante desfecho dessa travessia.    

“Sertão: é dentro da gente.”

A edição é impecável! Utilizando cores fortes que remetem ao cenário descrito pelo autor, Rodrigo Rosa, o ilustrador, cumpriu com maestria a missão de transmitir todos os detalhes da prosa de João Guimarães Rosa. Simplesmente perfeita!

Um livro como "Grande Sertão: Veredas"  merece uma produção especial. O vídeo a seguir foi produzido para um trabalho escolar idealizado pela professora Monique Abreu e incorporado ao Lendo com Daniel no intuito de difundir o gosto pela leitura.

Roteiro: Daniel Dornelas
Edição: Tayná Petronilio
Local: Pedra Itaúna (Caratinga, MG)

Espero que tenham gostado da resenha. Seguindo o blog no Instagram vocês podem receber conteúdos de ótima qualidade durante a semana, além de ficar sabendo em primeira mão sobre as resenhas publicadas por aqui.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário