19 de ago. de 2019

Resenha - Sala de Cirurgia - Org. Amanda Reznor

O que aconteceria se 10 autores se unissem para escrever atrocidades relacionadas ao meio médico? E se o livro tivesse uma diagramação que seguisse perfeitamente a temática, criando também uma obra de arte? Bem, o livro descrito já existe e foi publicado recentemente pela Editora Fora Da Caixa. Preparados para a SALA DE CIRURGIA? 

Título: Sala de Cirurgia - contos sem anestesia
Autores: Vários - Org. Amanda Reznor
Páginas: 240
Editora: Fora Da Caixa
Ano de publicação: 2019

Em Sala de Cirurgia somos envolvidos em casos fictícios que, infelizmente, não escapam muito da vida real. São médicos, enfermeiros e auxiliares que trabalham todos os dias com vidas humanas, em uma cenário que é luz para uns e escuridão para outros: o hospital. Os contos apresentam, da forma mais fria possível, atos sádicos, vinganças e crueldades cometidas por pessoas que deveriam cuidar de outras. Sala De Cirurgia também inovou, trazendo o primeiro conto em fotonovela já publicado.

"O inferno, afinal, não poderia ser pior que aquela tortura."
Lorem Ipsum - Goldfield

Duas palavras são capazes de definir, na minha humilde opinião, o trabalho dos 10 "doutores" em Sala de Cirurgia: horror e imersão.
Claro, a antologia reúne autores renomados e outros que aos poucos emergem na literatura de horror nacional, já era de se esperar que o HORROR fosse grandioso mas, posso garantir que toda e qualquer expectativa pode ser superada pelos contos selecionados por Amanda Reznor. São histórias doentias, que atendem ao que livro propõe de forma magnífica. Os autores não se prenderam a nenhum  "dogma", escreveram o que desejaram, nos cenários que melhor se adequavam, com os mais diversos personagens em tempos distintos. Uma vastidão de histórias sangrentas. 
Devido ao poder de caracterizar minunciosamente os fatos nos quais os personagens estão envolvidos, os autores fizeram de Sala de Cirurgia um dos livros mais imersivos que tive o prazer de ler. As narrativas são capazes de fazer com que o leitor sofra a cada corte feito com um bisturi, de modo que a agonia das personagens ultrapassa as páginas e nos fere sem nenhuma piedade.
Como em toda antologia, alguns contos se destacam mais que outros e, apesar de ter realmente gostado da escrita de todos os autores, me envolvi mais com algumas histórias:


"Aquela tortura cruel durou por horas, o bisturi encharcado de álcool passando na ferida do menino"

Juramento de Hipócritas - Átila Siqueira 

O título já diz muito do que o autor apresentou no conto: muitos médicos são hipócritas e não seguem nada do que juraram durante a proclamação do Juramento de Hipócrates. As atrocidades do médico e professor José Fonseca foram narradas perfeitamente por Átila, envolvendo o leitor com um final muito forte.


"Em queda lenta eu vi ser destruído, sem piedade, o único recurso que poderia salvar nossas vidas"

O Graal de Barro - Amanda Reznor

Conheço a escrita da autora graças ao seu trabalho na série Vale dos Segredos. A escrita de Amanda é única e me surpreende a cada nova leitura. Em O Graal de Barro me deparei com novos elementos que surgiam à medida que a história se desenvolvia em torno de uma família e um philtrum. Em meio ao desejo de curar doenças e um segredo que foi vencido e revelado pela morte, Amanda Reznor reafirmou seu grande talento para a literatura.


Um conto construído com pouquíssimas palavras e muitas fotografias. Sala de Cirurgia me surpreendeu ainda com um conto em fotonovela, uma história assinada por Carlo Gaddi e encenada por belas modelos que transmitiram um misto de sensações através das fotografias. PERFEITO!

A diagramação da obra é impecável! Todos os autores se tornaram verdadeiros "doutores", com jalecos, sangue e até mesmo CRM. Os detalhes da edição são fundamentais para a imersão causada pela antologia.  Ficou curioso? Adquira já o seu exemplar clicando aqui!


Conheça mais sobre Amanda Reznor:

Obrigado por acompanhar o LcD! Em breve novas dicas de leitura serão publicadas por aqui, enquanto isso, que tal ficar de olho nas atualizações no @lendocomdaniel?!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que resenha incrível, Dan (até eu fiquei com vontade de ler de novo rsrs)! Minha felicidade é ainda maior por receber uma crítica tão positiva de uma pessoa com igual talento para a leitura e para a escrita. Você vai longe!! ♡

    ResponderExcluir
  3. Queria muito comprar esse livro, mas não acho em site nenhum 😔

    ResponderExcluir