5 de jan. de 2019

Resenha - Céu Sem Estrelas - Iris Figueiredo



Enredo envolvente. Personagens comuns. Medo. Ansiedade. Insegurança. A primeira resenha de 2019 é de Céu Sem Estrelas, obra de Iris Figueiredo lançada em 2018 pela  Editora Seguinte, selo do Grupo Companhia das Letras.
Resultado de imagem para ceu sem estrelas

Título: Céu Sem Estrelas
Autora:  Iris Figueiredo
Páginas: 357
Editora: Seguinte

Em Céu Sem Estrelas conhecemos Cecília, uma jovem com problemas familiares e baixa autoestima graças aos julgamentos em relação ao seu corpo. Assim como muitos de nós, leitores, ela encontra refúgio nos livros. Aos dezoito anos, Cecília é caloura da UFF, mora na casa de  Iasmin, sua melhor amiga, após ter sido expulsa de casa pela própria mãe. Cécilia passa a conviver constantemente com Bernardo, gerando uma amizade que em pouco tempo evolui para um romance. Graças ao relacionamento fracassado dos pais de Iasmin e Bernardo, o rapaz não assume Cecília, que por sua vez fica insegura em relação ao seu corpo e condições financeiras, colocando um fim no romance. Bernardo não desistirá de pedir perdão ao seu grande amor e para isso enfrentará muitos desafios e descobertas. 

Iris Figueiredo aborda com maestria temas pouco discutidos como gordofobia e ansiedade. O ambiente onde assuntos como os citados acima, além de preconceito racial e falta de acessibilidade são abordados é leve. Em nenhum momento o assunto simplesmente surge nas páginas, a autora preparou perfeitamente cada detalhe do enredo para que Céu Sem Estrelas não perdesse o sentido. 


"Às vezes me perguntava o que queria da vida, para onde estava indo, o tipo de coisa em que a gente se pega pensando de madrugada, quando ninguém pode entrar na nossa cabeça e ver o quanto é uma bagunça."

Dentre as várias realidades apresentadas na obra como trabalho, vida universitária e familiar, a necessidade da busca por um profissional capaz de apoiar na resolução dos problemas psicológicos se destaca. Não há problema nenhum em consultar alguém para pedir apoio, todos nós, em algum momento precisamos de ajuda. 

Céu Sem Estrelas dá voz aos jovens que estão em busca de si mesmos. Que não sabem lidar com seus anseios, medos e desafios. Uma obra sensacional, bem estruturada e muito bem diagramada. A capa mostra Cecília, olhando para as estrelas no céu, motivando uma reflexão por parte do leitor que fica curioso para descobrir o significado de cada um dos símbolos, inclusive do fusca azul. Repare no fusca!

O livro é narrado em primeira pessoa, alternando entre Cecília e Bernardo ao longo dos capítulos. Gosto muito desse estilo de narração, o contato entre o leitor e os personagens aumenta, tornando a leitura mais leve e envolvente.

Os 56 capítulos foram divididos em duas partes. 
"Quando estávamos parados no sinal em frente ao shopping, um fusquinha azul passou à nossa frente. [...] Então ela me olhou. E naquele olhar enxerguei o mundo inteiro."

Espero que tenham gostado da dica de hoje, vocês podem escolher o site para realizar a compra de Céu Sem Estrelas aqui!

Lembre-se: você pode receber ajuda! Ligue 188 ou entre no site do CVV.

Obrigado! Até a próxima! 

24 comentários:

  1. Essa história parece ser bem triste e traz assuntos polêmicos, é um livro que nos faz refletir, fiquei interessado na sua temática e pretendo ler.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é o tipo de livro que estou precisando ler no momento, e achei interessante por tratar de assuntos como ansiedade, nem sempre encontramos personagens nos livros que nos definem, vou colocar na minha lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poucos livros falam de ansiedade de uma forma tão especial quanto "Céu sem Estrelas"...
      Tenho certeza que você vai gostar da leitura!


      Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Gostei da temática do livro. Gostei da resenha e já inclui na lista de leituras. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia este livro e nem a autora, mas fico feliz por conhecer. Adoro blogs literários que enaltecem escritores e obras não tão conhecidas. A temática é muito interessante e parece ser aquele tipo de história que faz a gente chorar, passar raiva e amar alguns personagens... quero muito ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente esse tipo de história. Um livro para rir, chorar e implorar por uma continuação.


      Obrigado pela visita!

      Excluir
  5. Não é a primeira vez que eu ouço algo bem legal sobre esse livro. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas gostei da sua resenha e achei muito interessante saber que as temáticas são bem intensas e bem destacadas. Com certeza, pretendo ler. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste tanto da leitura quanto eu! <3


      Obrigado pela visita!

      Excluir
  6. É a segunda resenha que leio deste livro, e sempre falam só bem dele. Confesso que estou ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa tarde.
    Apesar do título e a capa serem lindos, não me interessei pela história! Ultimamente não tenho tido muita paciência para esses estilos de leitura, embora seja muito importante o tema abordado no livro... Mas as mocinhas sempre são muito cheias de preconceitos para consigo mesmas, aí não flui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo seu ponto de vista, mesmo assim acredito que "Céu sem estrelas" merece uma chance.

      <3


      Obrigado pela visita!

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?

    Apesar de não ter lido esse livro, eu já conhecia o mesmo, assim como a autora e parece ser um livro incrível. Parabéns pela resenha, ficou bem legal e achei interessante os temas abordados. Pretendo ler em 2019!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! Você vai amar! Tenho certeza! <3


      Obrigado pela visita!

      Excluir
  9. Olá, primeiro quero dizer que estou louca para ler esse livro, principalmente porque ele fala de dois assuntos pouco abordado que é gordofobia e ansiedade, é necessário que esses dois assuntos seja falado. Sua resenha está maravilhosa o que aumentou ainda mais o meu desejo de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Obrigado por visitar o blog!

      Céu sem estrelas é um ótimo livro, vale a pena ler!

      Excluir
  10. Olá!

    Adorei a sua resenha! Esse livro parece ser uma grande lição e ter uma grande mensagem de representatividade. É preciso falar sobre assuntos como gordofobia e ansiedade que é retratada na obra.
    Muito importante também colocar o número do CVV pra quem deseja conversar e encontrar apoio emocional. O trabalho deles é incrível!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz por saber que você gostou da resenha.

      Volte sempre!

      Excluir
  11. Mais um livro que coloco na lista para 2019, já tenho 24 livros lendo 2 por mês, são resenhas como esta que nos encantam, e nos arrumam cada problemão, risos., mas vamos em frente e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo!

      Obrigado pela visita! Céu sem Estrelas é um ótimo livro!

      Excluir
  12. Eu geralmente não estou inclinado a ler este tipo de histórias, mas eu gostei dos sinais. E sua opinião positiva, que gera mais vontade de descobrir essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É muito bom saber que você gostou! Vale a pena ler!

      :)

      Excluir