7 de ago. de 2018

Resenha - 50 Poemas de Revolta

Escrever é uma das melhores formas de se denunciar algo. 50 Poemas de Revolta reúne poetas clássicos e contemporâneos que denunciaram através de seus textos situações envolvendo preconceito racial, machismo, desigualdade social e diversos tipos de intolerância. 


Título: 50 Poemas de Revolta 
Páginas: 144
Editora: Companhia das Letras 

A obra é composta por 50 poemas de 34 poetas brasileiros. Os textos tratam de realidades diversas que assombram a sociedade contemporânea, cada autor usou suas palavras para denunciar situações e manifestar seu descontentamento. Todos os textos, assim como disseram os organizadores na apresentação, são atos de resistência!

"Que a casa de um homem é um templo
Um templo sem religião
Como tampouco sabia
Que a casa que ele fazia
Sendo a sua liberdade 
Era a sua escravidão."

- Vinicius de Moraes

50 Poemas de Revolta é um livro necessário! Antes mesmo de ler a antologia eu já era simpatizante de vários autores e autoras como Conceição Evaristo, que é conhecida por ser uma escritora que luta pelos direitos dos negros e retrata em suas obras todo o preconceito presente na sociedade. Ela escreve e diz coisas como:“A nossa escrevivência não pode ser lida como história de ninar os da casa-grande, e sim para incomodá-los em seus sonos injustos.”

Gostei de todos os textos mas, na minha opinião, Ferreira Gullar escreveu o melhor. Intitulado Não há vagas, embora tenha sido escrito em 1963 o poema é extremamente atual! Gullar manifestou sua indignação com os altos preços e o grande número de desempregados. 



"O funcionário público 
não cabe no poema
com seu salário de fome 
sua vida fechada 
em arquivos."

- Ferreira Gullar

O Grupo Companhia das Letras envolveu autores consagrados, são eles: Adelaide Ivánova, Alice Ruiz, Ana Cristina Cesar, Angélica Freitas, Armando Freitas Filho, Bruna Beber, Cacaso, Carlos Drummond de Andrade, Carolina Maria de Jesus, Chacal, Claudia Roquette-Pinto, Conceição Evaristo, Fabiano Calixto, Fabrício Corsaletti, Ferreira Gullar, Francisco Alvim, Hilda Hilst, Horácio Costa, João Cabral de Melo Neto, Jorge de Lima, José Paulo Paes, Laura Liuzzi, Ledusha, Mário de Andrade, Nicolas Behr, Oswald de Andrade, Paulo Leminski, Roberto Piva, Tarso de Melo, Torquato Neto, Vinicius de Moraes, Waly Salomão, Yasmin Nigri e Zuca Sardan.

O livro é perfeito! Não há dúvidas, 50 Poemas de Revolta é a melhor antologia de poemas que já li! Fiquei extremamente contente por ter conhecido visões sociais de autores que eu já admirava, foi uma leitura muito agradável! Um livro pequeno - formato 11 X 16 cm - mas de grande valor!


Gostou da resenha? Compre o livro aqui! 

Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado da resenha. No Instagram eu falei mais um pouco sobre a leitura, espero por vocês! @lendocomdaniel 

Obrigado pela visita! 
Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário