25 de mar. de 2018

Resenha - Quando Meninos Viram Homens - M. V. Bortolli


Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje vamos conversar sobre uma obra muito envolvente, "Quando Meninos Viram Homens" é o primeiro volume de um trilogia chamada Cartas a Giovanna. Vamos lá?!


Título: Quando Meninos Viram Homens
Autor: M. V. Bortolli 
Páginas: 420
Editora: BZ


Na Itália do século XIX, logo após reencontrar Giovanna, seu amor de infância, Giuseppe inicia o seu romance. Porém, o destino e a manipulação do irmão de sua amada fazem com que a família venha ao Brasil sem deixar pistas. Com seus dois melhores amigos, empreitam uma aventura pela América do Sul atrás de Giovanna. Inesperadamente, são totalmente envolvidos na cruel e sangrenta Revolução Federalista de 1893-1895, a Revolução da Degola. 


"Os olhos dela me enfeitiçavam, e eu quase ficava envergonhado com tais olhares. Eu disfarçava todo aquele sentimento e procurava não explicar nada do turbilhão que se passava em mim."

Ler esse livro é viajar para um passado distante, fruto de muitas pesquisas, "Quando Meninos Viram Homens" foi baseado em fatos reais e escrito com grande precisão histórica. As páginas são como "máquinas do tempo" que nos levam até momentos como a Revolução Federalista e automaticamente ativam nossa curiosidade para tais fatos. 

                        "Peguei seu rosto com minhas mãos e encostei meus lábios nos seus"

O leitor é convidado a refletir sobre o que é o amor e até onde ele pode resistir, através de um enredo muito envolvente, Giuseppe e Giovanna passam por grandes desafios e a distância é o principal fator para desafiar a felicidade do jovem casal. Eles se conheceram durante a infância e o amor nasceu ali mesmo, desde o primeiro beijo, ambos já imaginavam-se juntos vivendo tudo o que sempre sonharam. 

"Todo mundo tem problemas, Giuseppe. 
Mas, tudo depende de como se encara cada um deles."

O livro é rico em detalhes e descrições, os personagens são bem definidos e específicos. As características dadas aos locais nos envolvem ainda mais, simplesmente maravilhoso!
"Quando Meninos Viram Homens" conta com 420 páginas, 250 notas explicativas e 12 ilustrações que dão ainda mais vida ao livro. Um ótimo trabalho!

Simplesmente amei o livro! Ele merece ser lido com calma para que seu conteúdo seja totalmente admirado.



A leitura se tornou ainda mais prazerosa quando comecei a acompanhar a página do livro no Facebook, lá pude obter imagens de locais citados na história e muitos outros conteúdos. Recomendo!


Assista ao BOOKTRAILER:



Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado da dica de hoje! Obrigado pela visita, até a próxima!

Abraços! 

9 comentários:

  1. Atualmente todos os livros que trazem como pano de fundo a história do Brasil tem me interessado bastante. Vou colocar este na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são livros muito interessantes!

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Daniel!

    Primeiro de tudo, preciso dizer que adoro romances que envolvem a história dos homens. Ver a subjetividade que existe na coletividade é fascinante.

    Dito isso, vamos à questão do amor. Não sei se você já ouviu a expressão "vale tudo no amor e na guerra", mas eu acho ela bastante cruel quando posta em contraste com uma situação real em que (e é o caso pelo que pude entender) a guerra pode significar a morte do amor.

    Achei a premissa bastante interessante, vou salvar na minha listinha. Parabéns pela resenha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça! Obrigado pelo comentário!

      Sim, livros que envolvem romance dessa forma nos prendem a atenção.

      Volte sempre!

      Excluir
  4. Oi, Daniel, adorei a capa do livro. É capa dura? Parece muito. Sobre a história, ao ler sua resenha fiquei me imaginando o quanto de tempo e de dedicação o autor deve ter levado para concluir a obra. Só isso, na minha opinião, já valeria ler o livro. Vou buscar mais informações sobre o livro e me informar a respeito do preço.

    Adorei; parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rob!

      A capa é bem resistente, mas não chega a ser dura.
      Sim, a obra é fruto de muita pesquisa.

      Vale a pena conhecer!

      Excluir
  5. Oi Daniel! Eu já to apaixonada pelo livro. Gosto muito de livro que usem histórias reais como pano de fundo e se forem bem contadas, são capazes de roubar nosso coração. Fiquei bastante curiosa sobre ele todo mais, principalmente, como eles acabam atrelados a Revolução! E ai, amei as ilustrações. Parabéns pela resenha e pelas fotos. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça!

      Obrigado por visitar o blog!

      Sim, livros baseados em histórias reais nos prendem muito!

      Eu amo!

      Volte sempre!

      Excluir