22 de dez. de 2017

Resenha - Não Me Abandone Jamais - Kazuo Ishiguro, ganhador do Nobel 2017


Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje vamos conversar sobre um livro que me surpreendeu bastante, "Não Me Abandone Jamais" de Kazuo Ishiguro, ganhador do Nobel de Literatura 2017. Vamos lá?  



Título: Não Me Abandone Jamais
Autor: Kazuo Ishiguro 
Páginas: 343
Editora: Companhia das Letras 

No Instagram eu fiz um diário de leitura deste livro, no começo eu disse que não estava conseguindo entender nada do livro, é verdade, as primeiras páginas são muito complicadas. Confesso que pensei em desistir da leitura, mas fui persistente e descobri que o objetivo do autor era justamente esse, dar pistas em um livro confuso e fazer com que o leitor desvendasse todos os mistérios. A minha mente foi ficando cada vez mais curiosa para saber o desfecho da história e entender os significado de alguns nomes que vão aparecendo durante o livro. 

"Não Me Abandone Jamais" é narrado em primeira pessoa pela Kathy H., uma cuidadora de doadores que relata sua vida até chegar em seu estado atual, no caso o fim de sua carreira como cuidadora. Kathy foi aluna de Hailsham, um internato mais que misterioso, todas as dúvidas do leitor giram em torno dessa escola. 

"Foi como ter de resolver um problema de matemática com a mente exausta: você sabe que existe uma solução lá longe, mas não consegue juntar energia nem para tentar."

Mas afinal, o que é um doador? O que é Hailsham? O que é uma cuidadora? Isso tudo confunde o leitor bastante, mas depois tudo vai ficar claro. Hailsham é uma escola exclusiva para doadores de órgãos. Ficou mais claro agora? 

Uma relação entre três personagens, Kathy, Ruth e Tommy é criada, o mais difícil é saber que dois deles vão morrer para salvar outras pessoas e o romance que tanto torcemos nunca vai acontecer. Isso não é um spoiler! No início do livro descobrimos que doadores não podem casar ou ter filhos. 

"Você disse que tem certeza? Certeza de que estão apaixonados? E Como é que você sabe disso? Então acha que o amor é coisa assim tão simples?"

É um livro triste, não nego. Desde o momento que conseguimos entender o que cada item significa  meio que já sabemos o final, mesmo assim insistimos na leitura. Isso torna o livro muito especial! 

A capa ilustra bem o que o livro quer transmitir ao leitor e deixa um certo mistério no ar, o livro é totalmente prata, a lateral das páginas também são. 

A diagramação é perfeita. As páginas são papel Pólen, aquele mais "amarelado", tornando a leitura muito mais agradável. 

"Não Me Abandone Jamais" possui uma adaptação para o cinema,  em 2010 o filme de mesmo nome foi lançado. Em janeiro eu farei questão de assistir. 


Sim, eu avaliei esse livro com cinco estrelas pelo final! Ele é totalmente articulado, feito para quem conseguir entender ele por completo. 

Bom pessoal, espero que tenham gostado da resenha, por hoje é só. Obrigado pela visita! 
Até a próxima! 

21 comentários:

  1. Livro com autor oriental: já ganhou minha simpatia! Amei sua resenha; simples, direta, porém muitíssimo bem escrita e me deixou com vontade de ler o livro também. Sem contar essa foto maravilhosa pra ilustrar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha e fiquei curiosa para ler esse livro mesmo sabendo que é uma história triste!

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido muito desse livro, mas nunca pensei em lê-lo. Talvez eu deva dar uma chance, sua resenha com certeza foi intrigante. Bom trabalho :)

    ResponderExcluir
  4. Mesmo sendo o ganhador do Nobel não tinha ouvido falar desse livro ainda. Gosto bastante dessas historias que começam confusas como varias peças de quebra cabeça que vão se montando aos poucos. Fiquei bastante curioso. Adorei sua resenha!

    Abraços
    desconstruindooverbo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Uau!!! Nunca li nada do Kazuo Ishiguro. Outro dia, um grande amigo, que tem gosto para leitura muito parecido com o meu, me contou que estava lendo um livro excelente dele, de contos sobre música. E agora, me deparo com essa resenha. Não tenho dúvidas de que preciso ler esse autor. E sua resenha me fez ver que isso é urgente! rs
    Abraços!
    https://teofilotostes.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Tem um filme chamado A Ilha (The Island) de 2005. Nesse filme existe uma ilha onde pessoas clonadas vivem. Essas pessoas servem como doadoras de orgãos para pessoas ricas que financiam o processo (mas não sabem disso).
    Era para ser um bom filme de ficção, mas virou um filme de ação genérico por que deixaram o Michael Bay dirigir.

    A dúvida que eu fiquei é a seguinte: Quem financia essa "escola de doadores de orgãos"? Esses orgãos são para todos? Ou para pessoas específicas? Essas coisas são reveladas no livro?

    Boa resenha.
    Um abraço

    Willian Vulto
    https://lugarnenhum.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas perguntas!

      Algumas são respondidas ao longo do livro, mas outras não...

      Ele deixou muitas coisas abertas para a imaginação do leitor trabalhar.

      Volte sempre!

      Excluir
  7. Ai eu já estava louca para ler esse livro e agora com a sua resenha fiquei mais vontade ainda. Já estou vendo que vou chorar bastante.

    ResponderExcluir
  8. Oi Daniel, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas já fiquei com muita vontade de lê-lo, pois parece ter uma daquelas histórias que ficam marcada. Sei bem como é iniciar uma leitura e se sentir confusa no começo, mas que bom que depois as coisas fluíram. Esse lado triste, com toda certeza, chama a minha atenção. gostei da resenha, vai para a lista!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Já conheço o autor e tenho uma vontade enorme de ler os livros dele. A maioria eu procurei evitar ler a sinopse, exatamente para evitar spoilers, mas gostei muito da premissa desse e irei anotar para quem sabe em 2018 fazer a leitura.
    Sua resenha está muito boa, direta e coesa. Parabéns!

    Abraços!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
  10. Já me interessei pelo livro por causa da capa, e ele parece muito bom!

    ResponderExcluir
  11. Oi Daniel, 5 estrelas uau, eu sempre guardo minhas 5 estrelas medo de achar que realmente mereça e ter de reclassificar tudo. Mas se ele merece então vai para minha lista de leituras. Vou adicionar ao skoob para não esquecer dele e dia desses poder ler. Pelo que você falou parece ser muito legal e uma linda edição. Também adoro ler, e voltarei para conferir suas próximas leituras, principalmente "A guerra que salvou a minha vida". Bjos

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro livros que estimule o leitor deixando cada vez mais curioso...
    xoxox

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Que resenha mais incrível. Não conhecia o livro mas o enredo é bem interessante. Pelo que você escreveu a história é bem triste. Mas acredito que toda leitura independente do enredo tem algo a nos ensinar. Você escreve muito bem, ótima resenha. Já adicionei à minha lista. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Boa resenha parece ser muito bom mesmo ! Ainda não lê esse livro, mas concerteza vou ler .

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela resenha! Já tinha ouvido falar no autor, mas ainda não tinha um conhecimento tão aprofundado sobre esse livro. Gosto quando um livro faz o leitor pensar sobre seu enredo e o faz tentar entender sua narrativa, muito bom.

    ResponderExcluir