10 de dez. de 2017

Resenha - Dona Célia? Quem é ela? - Ivanir Corrêa de Faria (LANÇAMENTO)


Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje vamos conversar sobre um super lançamento, "Dona Célia? Quem é ela?", a biografia da primeira professora de Ivanir Corrêa de Faria. Uma obra incrível e viciante, repleta de conteúdo histórico em uma bela edição. Vamos lá? 
 

Título: Dona Célia? Quem é ela?
Autor:  Ivanir Corrêa de Faria
Páginas: 149
Editora: Caratinga

  No início, o livro relata o primeiro ano escolar do autor, suas primeiras experiências na escola. Conhecendo um pouco mais do ambiente, o então aluno, Ivanir Corrêa de Faria encontra sua primeira professora. Dona Célia o ensinou a colorir, ler e escrever, além de inspirá-lo a seguir a carreira de professor. 
 
  
"Finalmente chegou o esperado 1° de fevereiro de 1977. Estava ansioso para chegar à Escola Estadual "Monsenhor Rocha", onde começaria a estudar"

O carinho que Célia Maria Valente aplicava ao ato de ensinar fazia com que os alunos gostassem de aprender, e cada um deles adquiriu certo amor pela professora. 


"Nossa tarefa era observar as ilustrações e acompanhar a leitura que ela vagarosamente fazia. Ainda não sabíamos ler, então ouvíamos com tanta atenção quem em muitas vezes não percebíamos que era hora de pular para a página seguinte."

  Sim, é uma biografia, mas não é como nenhuma outra que você já tenha lido. Como disse, o livro começa com relatos do primeiro ano escolar do autor, mas depois a vida de Dona Célia é desvendada, várias fotos e arquivos são anexados ao livro, deixando-o muito sofisticado e atraente. 

  Pessoas que passaram pela vida de Dona Célia também tiveram um pouco de suas vidas contadas nessa obra, inclusive o fotógrafo Onair de Freitas, que fez a foto que tornou conhecida Staël Abelha, que mais tarde se tornou Miss Brasil. 

  O fato de Dona Célia não ser uma pessoa famosa e ter a sua vida escrita mostra que ela merece admiração, mesmo sendo uma pessoa simples ela sempre amou  o seu trabalho e passou por muitos desafios até conseguir lecionar. Célia representa todos os outros educadores desse país, que merecem MUITO respeito. 

"Aquele momento foi mágico para mim e, acredito, para a maioria dos alunos"

  A edição está impecável, o livro foi produzido com 18 cm x 26 cm, com uma capa muito bonita e resistente. As fotos se destacam no papel Pólem, que é "amarelado" e permite uma visualização mais detalhada. Arquivos como listas de alunos e até mesmo receitas são encontradas no livro, e agregam muito valor a ele. 



 Dona Célia? Quem é ela? é fruto de muitas pesquisas, o autor fez um verdadeiro trabalho de historiador, trazendo informações muito antigas das cidades da região. 

  Hoje, ela é professora aposentada e se dedica à OSB - Ordem de São Bento -, sendo uma cristã fervorosa. 
 

  O autor conseguiu atingir seus objetivos, não apenas mostrar sua admiração pela incrível professora que Célia Maria Valente foi, mas também fazer com que todos os leitores pudessem lembrar de suas educadoras. Recordei-me de vários momentos que vivi durante o meu primeiro ano na escola, muitas coisas se parecem com o que o autor viveu, acredito que você também irá se identificar. Leia! Você não vai se arrepender, "Dona Célia? Quem é ela?" é uma obra para viajar no passado, não só no dela, mas também no seu. 

  Por hoje é só pessoal, espero que vocês tenham gostado da dica de hoje. Caso tenham interesse no livro é só entrar em contato com o autor pelo e-mail: 

 ivanirfaria70@gmail.com


Curta a página do livro: Dona Célia? Quem é ela? 

6 comentários:

  1. É muito legal encontrar livros nacionais com conteúdos tão diferentes como esse. Goste da resenha e o conteúdo do livro me fez lembrar das minhas antigas professoras

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas amei a indicação. Gosto muito de ler biografias pois é a oportunidade que tenho de conhecer pessoas e histórias incríveis. A dona Célia parece ser um delas e fiquei curiosa para conferir esse trabalho.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiiie,
    Eu não conhecia esse livro ainda mas olha vou admitir q gostei bastante dele, conteúdo diferente, Sem contar que pelas fotos da um impressão de um livro bem legal, obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha. Acho muito importante dar destaque a obras nacionais e principalmente quando se fala de histórias de vida que nos passam vários ensinamentos e nos fazem viajar no tempo. Muito bom mesmo. 👏👏👏

    ResponderExcluir