13 de dez. de 2016

Resenha - Cartas de Esperança em Tempos de Ditadura - Leandro G. Rodrigues

 Olá! A resenha de hoje é de um livro muito interessante, organizado por Leandro Garcia Rodrigues, o livro "Cartas de Esperança em Tempos de Ditadura" leva ao leitor informações sobre a ditadura militar no Brasil, através de cartas trocadas entre Frei Betto, Leonardo Boff e Alceu Amoroso  Lima.

 

Titulo: Cartas de Esperança em Tempos de Ditadura
Organizador: Leandro Garcia Rodrigues
Editora: Vozes
Páginas: 217
(Exemplar cedido pela editora Vozes)

 O livro é composto por cartas de Frei Betto e Leonardo Boff, que escreveram a Alceu Lima. Essas cartas foram escritas durante a ditadura, em certos momentos os autores das cartas relatam torturas e detalhes da prisão, durante a leitura fui transportado aos tempos regime militar, imaginando todo o sofrimento dos que eram mantidos sob controle dos militares. Esse livro é como uma porta mágica, que nos possibilita sentir, ou pelo menos imaginar o sofrimento da época.
 As cartas que seriam algo pessoal, se tornaram documentos históricos, muito importantes para que o leitor tenha maior aprendizado.
 O livro foi dividido em três partes, na primeira Leandro Garcia usa fragmentos das cartas pra explicar e dar sua opinião, na segunda o leitor encontra 25 cartas enviadas por Frei Betto e Leonardo Boff a Alceu Lima. E  na terceira foram anexadas algumas cartas digitalizadas.

Edição:

 A edição do livro é maravilhosa, a capa retrata muito bem o conteúdo, e também é  muito resistente. O papel miolo do também é bom, e a diagramação é perfeita. O livro tem algumas palavras desconhecidas, mas para não atrapalhar a leitura, foram usadas notas de rodapé trazendo o significado das palavras. No miolo os anexos que foram adicionados ao livro foram publicados em um papel especial, agregando um carinho a mais da editora.

Vale a pena?

 Se você gosta de aprofundar seu conhecimento sobre a história do nosso país, vale muito a pena. Mas se você não se interessa por história, por documentos e registros, você não ficará satisfeito com a leitura.

Opinião:

 Para mim esse livro merece um Oscar! Pois ele carrega um pedaço da história do nosso país. São poucos os livros que conseguem me transportar como uma "máquina do tempo" faria. Parabéns ao organizador pelo belo trabalho.

Conheça os livros da editora Vozes, acesse o site: www.vozes.com.br

Compre o livro: Site

Muito obrigado gente! Deixe um comentário com a sua opinião (ela é muito importante) e não esqueçam de seguir minha conta do Google+. Abraços até a próxima!



31 comentários:

  1. Olá,

    Gosto muito de aprofundar meus estudos de história, principalmente do Brasil e eis que achei esse livro muito interessante, fico aqui imaginando o que contém nessas cartas e como você mesmo disse, uma mensagem pessoal acabou se tornando um documento histórico e que nos trouxe um vislumbre de uma época obscura do país. Dica super anotada!

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito interessante. Vale a pena ler.
      Obrigado pela visita! Volte sempre.

      Excluir
  2. O tema parece interessante, mistérios sempre são sinônimos de curiosidades. Porém, confesso, sou um tanto desconfiada da veracidade dos fatos. Darei o parecer, após a leitura. Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, sempre temos que ter um "pé atrás". Ok, leia mesmo. Quero ver a sua opinião.
      Obrigado pela visita! Volte sempre!

      Excluir
  3. Ola
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, especialmente porque não conhecia ainda. É uma temática que me deixa intrigada e gostei dos elementos que você destacou. A questão da história é muito importante e merece muitas compreensões e debates também. Dica anotada!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Daniel!
    Tudo bem?

    Adorei seu blog e amei esta resenha :)
    Este livro parece ser muito legal por conter essas cartas e... sua resenha me deixou com uma certa curiosidade.

    Parabéns pelo trabalho!


    Adriana @ler_amar
    http://bloglereamarcomadri.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri, vou bem e você?

      Muito obrigado pela visita, fico feliz que tenha gostado da resenha. Volte sempre!

      Excluir
  5. Olá
    Eu não conhecia o livro mas jáe senti apaixonado só por tratar de assuntos históricos de nosso país e isso eu gosto muito de ver em livros, apesar de não ter lido nenhum que traga fatos daqui mesmo, o que já ganha vantagem esse livro kkkk. A capa é muito linda, e como você citou a diagrama cão deve está bem legal também. Espero poder ler a obra em breve. Até mais ver
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a capa é linda, e a diagramação está perfeita.
      Obrigado pela visita! Volte sempre.

      Excluir
  6. Oi Daniel, tudo bem?

    Acabei de ler um livro desses autores e me encantei com a forma como eles descrevem os acontecimentos. Como sou fissurada por História, com toda certeza adoraria esse livro. Parabéns pela resenha!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!

      Eles realmente sabem detalhar os acontecimentos. Creio que você vai gostar do livro.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  7. Olá, eu ainda não conhecia esse livro, e pela sua resenha é uma leitura que me parece super importante para todos os brasileiros, para que não se esqueçam dessa época triste da história do nosso país.

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Como brasileira, fico triste demais com esse período da história, mas como amante da literatura e de história, amo esse período, adoro ler coisas sobre ele e tudo mais. Já tinha ouvido falar do livro, mas não o comprei ainda. Fiquei bem feliz com a positiva resenha e me deu mais ânimo para lê-lo ano que vem.

    bjs :D

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adoro de aprender mais sobre a história de modo geral e por isso gostei muito de saber da existência desse livro que traz um tema que nunca vai deixar de ser importante e que deve sempre estar em pauta. Parece ser uma leitura muito enriquecedora, por isso foi uma dica muito boa.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  10. Ou Daniel, não conhecia o livro e acho importante sabermos sobre nossa própria história para assim não corremos o risco de cometer os mesmos erros. Deve ser uma leitura difícil, mas muito importante, além de boa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana essa dica literária! Eu me interessei por conhecer a obra, porque me pareceu bastante íntima. Do tipo que abre portas perigosas de um passado que envolveu muitas pessoas. Lemos muito sobre a parte histórica desse período negro, mas ler cartas de quem viveu isso (ou melhor, de quem estava vivendo naquele momento) parece muito mais intenso.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, achei bem diferente a dica que você trouxe e confesso que eu não sabia. Mas como você mesmo disse no se vale a pena, eu me encaixo no tipo de pessoa que não irá se satisfazer com a história e o que traz. Não gosto muito de ler sobre a ditadura, um tempo sombrio... Mas é sempre bom quando se tem a oportunidade de se saber mais sobre o que aconteceu em nossa história. Passarei a dica dessa vez, mas espero que quem goste aproveite muito!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu não conhecia esse livro, mas achei bem diferente.
    Um livro que vou indicar para algumas pessoas, que sei que gostam de se aprofundar na história do pais. Uma ótima indicação.


    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Olá Daniel,
    Como assim eu não conhecia esse livro ainda?
    Gostei muito de conhecer suas impressões e acho que a leitura vale muito a pena, pois parece ser uma viagem extraordinária para esses tempos horríveis.
    Adoro conhecer a história do país e acho que esse livro é uma ótima pedida.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Fiquei um pouco dividida sobre esse livro. Eu gosto muito de história e de saber como as coisas realmente aconteceram, além de conhecer vários pontos de vista. Mas ao mesmo tempo, esse formato em cartas e registros não me chama a atenção. Achei um pouco curioso e acho que lerei em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oie amore,
    Esse livro é um que leria num momento que estivesse mais a fim, porque agora não me chamou a atenção não.
    Adorei sua resenha, parabéns pelo capricho!
    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Realmente são poucos os livros que falam sobre essa época do Brasil, e pelo que pude ver a leitura fluiu muito bem. Pode ter certeza de que esse livro entrou na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  18. Apesar do tempo terríveis que passamos na ditadura, é sempre bom estarmos informados. São realmente são poucos os livros que retratam essas momentos tensos que tantas pessoas sofreram.
    Gostei das cartas trazidas, dos momentos contados e da diagramação e espaço que a autora deu para esse tema. Precisamos de mais livros assim, e preciso do livro em minha estante.

    ResponderExcluir
  19. Sempre que possível estou lendo, livros que retrata a história, porém ultimamente os livros que li, ao contrário desse tem a parte de registo e acontecimentos, variar as vezes faz bem, pretendo ler e gostar como vc.

    ResponderExcluir
  20. Oie
    uau parece ser uma leitura muito interessante, esse assunto é sempre polemico de debater e abordar mas que eu gosto bastante, boa dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Daniel, como está?
    Primeiramente, excelente blog, ^^. Segundo, esse livro com certeza é um precioso registro da época mais triste que o Brasil já viveu e que DEVERIA ser utilizada em TODAS as escolas nas aulas de História como um modo de ensinar sobre a Ditadura e mais que isso, sobre empatia com o próximo, que anda muito em falta nos dias de hoje.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bom?
    Não conhecia esse livro mas confesso que fiquei super interessada na leitura. Acho super válido lermos e estudarmos fases complicadas de nossa história para que as mesmas não voltem a se repetir. Gosto muito de estudar a época da ditadura e saber que se tratam de cartas reais que de fato retratam os horrores daquela época me deixou ainda mais interessada. Sugestão anotada!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  23. Ooi,
    Não conhecia o livro mas parece ser extremamente forte. A época da nossa ditadura foi muito difícil e deve ser emocionante acompanhar isso através das cartas. Sou um pouco emotiva demais e por isso acabo fugindo de livros com temas pesados como esse mas adorei a proposta.
    Corujas de Bilioteca

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Nunca fui muito ligada à História, porém a época da ditadura me chama um pouco a atenção e fiquei intrigada para saber mais sobre o resultado dessas cartas na obra e o que ela nos traz desse período extremamente complicado pelo qual essas pessoas passaram. Adorei saber suas impressões.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá Daniel, sou o prof. Leandro Garcia, organizador deste livro que vc resenhou tão bem. Lendo sua resenha e os comentários do pessoal que participou, fiquei realmente encantado com o seu belo trabalho de resenhista. Obrigado.
    Para a minha alegria, este livro já ganhou 5 prêmios na área de Direitos Humanos, o que atesta a sua importância não apenas histórica, mas humana também. Afinal, como o próprio dr. Alceu disse, essas cartas são "documentos para amanhã".
    Um forte abraço e muito grato pela sua leitura e divulgação,
    LEANDRO GARCIA

    ResponderExcluir