24 de jan. de 2023

Como ler mais em 2023? Dicas simples para adquirir o hábito da leitura!

 

Oi-oi, pessoal! É uma alegria inaugurar a coluna literária do DIÁRIO. Este é um novo espaço para incentivar o hábito da leitura e fortalecer o mercado do livro. Quinzenalmente, publicarei nas páginas do jornal e também na internet dicas para promover uma vida melhor através de histórias - reais ou não.

Meu nome é Daniel Dornelas, tenho 21 anos, leio desde que me entendo por gente e compartilho o meu amor pela literatura na internet desde 2016. Sempre faço questão de dizer que os livros transformaram a minha vida.

Estudei em escola pública até a conclusão do ensino médio. Nas bibliotecas da E. E. Monsenhor Rocha e da E. E. Engenheiro Caldas eu fiz dos livros companheiros de vida. Por citar as minhas histórias favoritas nas redações, fui premiado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, aprovado no vestibular e consegui uma bolsa para estudar medicina.

Para o primeiro artigo, separei algumas dicas simples que podem ser seguidas por quem deseja adquirir o hábito da leitura em 2023.

1 - Tenha um objetivo claro

É fato que a leitura estimula a criatividade, favorece a liberdade de pensamento, estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. No entanto, é preciso entender que nenhum benefício é garantido do dia para a noite. Leia por prazer. Com o passar do tempo você perceberá melhorias em diversos aspectos de sua vida.

2 - Comece por aquilo que você gosta

O que você normalmente gosta de assistir ou de fazer? Existem livros de ficção e de não ficção sobre todos os temas possíveis: futebol, história mundial, aventura, suspense, romances clichês… Busque por algo que normalmente te agrada, escolha um livro e comece a ler.

3 - Faça da leitura um hábito

A teoria dos 21 dias diz que são necessários, no mínimo, 21 dias ininterruptos para a aquisição de novos hábitos. Sendo assim, recomendo que você leia todos os dias para que seu cérebro interprete a leitura como parte da rotina. Uma boa estratégia para isso é ler em horários definidos, por exemplo, após o almoço ou antes de dormir.

4 - Tenha sempre um livro com você

Se possível, leve um livro sempre na bolsa ou na mochila. É uma ótima forma de aproveitar minutos de espera em bancos, consultórios e em filas. Caso não consiga fazer isso, instale o aplicativo Amazon Kindle gratuitamente no seu celular. Com ele será possível ter vários livros na palma da sua mão.

5 - Coloque o celular em modo avião

Vai ler um livro físico? Coloque o celular em modo avião e se distancie das notificações. Afaste-se dos distratores. Diminua a concorrência pela sua atenção e foque na leitura.

6 - Se não pode com ele, junte-se a ele

Aplicativos como o Forest ajudam a bloquear as funções do celular enquanto você define um tempo de foco. Você pode ler por 30 minutos sem nenhuma perturbação. Ao final do cronômetro, verifique as mensagens e volte ao funcionamento normal do aparelho.

Para finalizar o primeiro artigo da coluna, indico o livro “Modern Love: histórias reais de amor, perda e redenção”. A obra reúne pequenos relatos publicados ao longo de vários anos no The New York Times. Publicado em 2020 pela Rocco, o livro é capaz de agradar leitores de todos os tipos. Após a leitura, recomendo a série homônima disponível no Prime Vídeo.



Um abraço forte aos leitores do DIÁRIO.

Daniel Dornelas

Escritor, produtor de conteúdo e acadêmico de medicina no UNEC. Apresentador do Entre Livros, programa produzido pela UNEC TV.

Saiba mais: @lendocomdaniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário