4 de ago. de 2017

Resenha - Os Miseráveis - Victor Hugo


Oi oi pessoal! Tudo bem com vocês?  Hoje vamos conversar sobre um clássico de Victor Hugo, Os Miseráveis, obra traduzida e adaptada por Walcyr Carrasco. Um livro que traduz vários sentimentos dos seres humanos. Vamos lá? 



Título: Os Miseráveis Autor: Victor Hugo Tradução e adaptação: Walcyr CarrascoPáginas: 125 Editora: FTD Ano: 2001 ISBN: 85-322-4810-1  

Eu peguei esse livro emprestado na biblioteca da minha escola, confesso que só li por ser indicação de uma grande professora de Língua Portuguesa, a querida Marília me disse que era uma leitura muito agradável e eu não resisti, li o livro e me encantei. Sabe aquela regra de nunca julgar o livro pela capa? Pois é. Nunca julguem pois a capa desse não é nada bonita, mas o conteúdo é perfeito.  

"Os Miseráveis" narra muitas histórias, entre elas a de Jean Valjean, um homem que roubou um pão e foi condenado a trabalhos forçados por dezenove anos, após esse tempo ele passou a carregar uma carta que mostra que ele é um ex-condenado, claro que a sociedade fechou os olhos para Jean, mas Monsenhor Benvindo lhe estendeu a mão,  Jean acaba errando novamente, mas o senhor o ajuda a sair de uma nova confusão. Jean prometeu que se tornaria um homem justo. Ele realmente muda, cria uma fábrica e passa a usar outro nome, a filha de uma de suas funcionárias acaba ficando aos cuidados ao seus cuidados, mais tarde eles vão se mudar e muitas coisas vão acontecer.  

"Pouco se sabia sobre ele. Seus trajes e o modo de falar eram de um simples operário, No dia de sua chegada, houvera um incêndio na Prefeitura. O homem salvou duas crianças do meio das chamas"

O livro se passa na França do século XIX, e tudo acontece durante vários acontecimentos históricos, que são citados no decorrer do enredo. A Batalha de Waterloo e vários outros movimentos estudantis são fatos marcantes no livro. 

Victor Hugo buscou fazer uma crítica social com o livro, mostrando o estado da população durante o período de movimentos na França, mas também nos leva a refletir sobre toda a vida humana, nossos limites e sobre até onde podemos chegar.   

-----<>-------- Edição --------<>-----

Eu acho que um livro tão bom merecia ser um pouco mais bonito. A capa é muito infantil, e por ser um livro para alunos de escolas públicas, que na maioria das vezes não gostam de ler, a obra deveria ser mais apresentável para chamar a atenção dos alunos. As ilustrações do miolo do livro foram feitas por Marcos Guilherme e são muito bonitas. 

Como o livro é uma adaptação, a leitura é muito simples. Assim a compreensão de todos os acontecimentos do livro ficou muito mais prática e prazerosa. 

Eu recomendo essa leitura, tenho certeza que vocês iriam gostar de ler. É um livro bem curto e se vocês gostarem como eu gostei irão devorá-lo rapidamente.

Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado. Até a próxima!

19 comentários:

  1. Nossa gostei muito, confesso que não gostava muito de lê mas depois da faculdade com tantos livro para lê acabei me apaixonado pela literatura.

    ResponderExcluir
  2. Você é ótimo,fico muito orgulhosa de fazer parte do seu desenvolvimento como leitor e também escritor. Seu amadurecimento é admirável, continue assim !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, sou extremamente grato por tudo que aprendi com você. E como eu te disse hoje de manhã, o mundo precisa de mais profissionais da educação como você!
      Obrigado por tudo! <3

      Excluir
  3. Não é fácil descrever Os Miseráveis em poucas palavras, considerando que se trata de um grande romance histórico já escrito. Mesmo assim, você construiu muito bem a sua resenha, destacando os pontos principais da obra. Super gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é nada fácil, muito obrigado pelo comentário.
      Volte sempre!

      Excluir
  4. Olá, existem edições com a capa mais bonita, li esse livro faz um tempão, foi bom recordar com sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Vou comprar uma então, pois esse exemplar foi emprestado...
      Volte sempre!

      Excluir
  5. Sua resenha me incentivou a ler este clássico. Sempre estive curioso mas agora o maior interesse despertou depois dessa resenha maravilhosa :)

    ResponderExcluir
  6. ola , tudo bem ?
    confesso que leio bem menos doque deveria,
    mais gosto de um bom livro como esse que voce resenhou.
    obrigado pela dica . Bjssss

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu quero muito ler esse livro, ele me chama atenção e sua resenha me deixou mais animado para ler ele.
    Abraço!!!
    Folha de Pólen

    ResponderExcluir
  8. Essa edição é super simples. Vale a pena!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    O que disse sobre a edição eu acato plenamente. Há livros que não conseguem encantar no colegial.
    Sinto falta de você falar mais. Sinto também que não leu completamente o livro pois o que escreveu aqui são coisas que posso ler numa sinopse por exemplo.Falta mais informações. Nos conte mais sobre a história e tal. Acontecimentos são ótimos para me fazer sentir interesse pela obra. :)
    S
    Mais uma coisa: Esse livro tem alguma coisa a ver com aquele famoso que virou peça de teatro, depois um filme?

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bom/
    Daí um livro super difícil, para ser sincera acho que não teria tido a destreza com as palavras que você teve ao falar dessa narrativa.
    A resenha ficou ótima.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Esse livro esta na minha lista de leituras, depois da sua resenha estou ainda mais ansiosa para ler :)

    ResponderExcluir
  12. Oiee!!

    Eu comecei a ler esse livro na 6ª série, faz anos haha. Mas nem lembro muito da história. Assisti a série na band, quando passava, gostava muito.
    Abraços

    ResponderExcluir