13 de abr. de 2017

Resenha - Maria do Sol - Alice Raposo


Oi pessoal! Hoje vamos conversar sobre um livro muito lindo! "Maria do Sol" a primeira obra de Alice Raposo. Vamos lá?


Título: Maria do Sol
Autora: Alice Raposo
Páginas: 127
Editora: Fundação Quixote

“Ele era um menino comum. Com a peculiaridade de ser o único filho de Vicentinho e o único neto de Dona Carlota. O menino foi criado pela babá, não julguem os pais.”

O livro conta a história de Pedrinho, um menino solitário, que praticamente não tinha contato com os pais e vivia aos cuidados de sua babá. Certo dia Pedrinho vai para a a fazenda da avó e conhece Maria do Sol, uma linda garota que se torna sua amiga. Eles começam a brincar e aos poucos o menino da cidade se sente confortável na fazenda. Certo dia, Maria do Sol resolve dar atenção para outras crianças, e Pedrinho não gosta disso. Então ele acaba empurrando Maria do Sol na piscina e não e vê a menina sair, certa confusão acontece e Pedrinho cresce pensando ser um assassino. Mas será que ele realmente matou Maria do Sol. 

Quem acompanha o blog tem percebido que tenho falado muito de livros que trazem significados paralelos ao enredo. Sim "Maria do Sol" é mais um desses livros. Estou gostando cada vez mais de ler livros assim, e com o livro de Alice Raposo não foi diferente, é uma história tranquila. Os personagens infantis são de certa maneira angelicais. No caso de Pedrinho ele passa a ser atormentado pelo "fantasma" de Maria do Sol. Mas tudo isso é fruto da falta de diálogo entre ele e seus pais. "Maria do Sol" busca mostrar ao leitor que a presença dos pais na infância é mais importante que o dinheiro, Eu diria que a autora acertou o alvo. A importância dos pais na infância ficou marcada neste livro. 

Demorou um pouco para que a história se desenrolasse, o comecinho do livro foi bem confuso, acabou não sendo tão legal quanto o andamento da história. Quando tudo resolve acontecer nesse livro... fica muito bom! 

“- A vida é assim mesmo: o que é bom e faz bem dura pouco. Milena, eu aprendi que tudo um dia acaba. E eu tenho o azar de não ter quem gosto perto de mim. No final das contas, é até bom ser assim mesmo, pois faço mal as pessoas que amo.”

----- Edição ---- 

A edição é linda, ele tem apenas 127 páginas, ou seja a história é bem curta e o livro também é pequeno. Isso facilita bastante, pois você pode carregá-lo em sua bolsa ou mochila sem dificuldade. Perfeito para te acompanhar durante trajetos de ônibus ou metrô. 

Não preciso nem de comentar sobre a capa né? Linda! A imagem retrata um sonho que Pedrinho teve durante o livro. E também ilustra Maria do Sol como o leitor imagina a personagem. 

"Maria do  Sol" acompanha várias ilustrações belíssimas. Daquele tipo que te deixa louco para colorir. Segurei o desejo, pois não sou muito bom com cores e ia acabar estragando o meu exemplar.


“Cara, tem gente ai que só julga o outro. Não enxerga que todos nós somos seres humanos, com defeitos e qualidades. Se quem podia alterar nosso discernir nos deu o livre-arbítrio, quem somos nós para querer que o outro seja igual a nós?”

Super indico esse livro, pois é uma leitura leve, perfeita para ler em uma tarde de domingo. A escrita da autora é super tranquila, tenho certeza que você vai gostar. 


Contato com a autora: Facebook - Instagram  - www.aliceraposo.com

Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado da resenha, até a próxima! 

Obrigado pela visita! Volte sempre! :) 

24 comentários:

  1. Muito bem, nosso blogueiro criativo. Avance, pois esse é o seu caminho!!!

    ResponderExcluir
  2. Que delicadeza de livro. Tudo muito lindo. Você soube nos cativar com está linda resenha. E estas fotos? Maravilhosas. Também amei os quotes que você escolheu do livro, pois ele nos chama muito a atenção e nos deixa com vontade de conhecer todo o enredo.
    Beijo
    Cássia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha e das fotos! :) Obrigado mesmo!

      Excluir
  3. Livro massa mesmo, gostei da história e personagens. A cada dia que passa, conheço cada vez mais livros sensacionais.

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha! Deve ser um livro muito gostoso para ler, ficou curiosa pelo desfecho!

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro bem fofinho! Gostei da trama :)

    ResponderExcluir
  6. Ja li esse livro é muito bom. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Caramba, fiquei aflito com esse primeiro parágrafo kkkk a coisa da inocência infantil sempre choca a gente, né? Botei o ebook dela aqui entre os desejados na Amazon :)

    ResponderExcluir
  8. Ah eu amo livros!!! Mas confesso que livros pequenos e de poucas páginas não me atraem. Gosto de histórias que nos ensinam algo, e pelo que eu entendi esse livro mostra um pouco o que a falta de diálogo pode ocasiona!!! Gostei do blog...Bjos


    http://diicasdacah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, mas fiquei bastante instigado a le-lo. Quero muito saber o que houve com Maria do Sol depois do acidente na piscina e o como isso vai afetar Pedrinho. Ele super entrou pra minha lista

    abraços
    www.desconstruindooverbo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não é o meu tipo de livro, mas me interessei pela sinopse. Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  11. Achei a premissa bem instigante! Quem sabe eu realize a leitura da obra em uma tarde de domingo, como você mesmo comenta na resenha. Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs sim! É uma leitura perfeita para uma tarde de domingo :)

      Excluir
  12. Oi, Dan! Adorei o post :D Já li e concordo, é um livre bem leve e fofo!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  13. Já li esse livro e pra mim ele é maravilhoso!!
    Leve e gostoso de se ler

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir