16 de nov. de 2016

Resenha - A Menina do Adeus - Ivanir Corrêa de Faria - Lendo Com Daniel

 Olá! A resenha de hoje é do livro "A Menina do Adeus", de Ivanir Corrêa de Faria.

A Menina do Adeus
Autor: Ivanir Corrêa de Faria
Publicação: Editora Caratinga, julho de 2015

O livro conta a história de Violeta, uma menina que morava com seus pais em uma pequena aldeia, Violeta leva uma vida monótona, sem estudos, já que ainda não havia escolas. Passava maior parte do dia em seu quarto brincando e no jardim cuidando das violetas que lhe"emprestaram" o nome. Com  o passar do tempo Violeta ganha permissão para ir até o sótão da casa onde morava, Certo dia Violeta contemplava a paisagem em sua sacada, e  vê uma pessoa diferente pelas redondezas, rapidamente ela descobriu que não era um camponês, e sim um jovem pintor, que trazia consigo uma tela e materiais de pintura, o jovem pintor chamado Samuel, era muito inteligente e apesar de sua pouca idade tinha vários conhecimentos sobre  Arte. Samuel não encontrava nada que fosse interessante para uma pintura, não demorou muito para Samuel perceber uma menina que acenava do alto da sacada da casa mais bonita da aldeia, a menina era Violeta, que ao olhar diretamente para Samuel, se sentiu atraída por ele. Samuel resolveu pintar aquela menina que estava com a mão levantada. No livro o autor explica o significado do gesto do adeus e traz ao leitor uma mensagem otimista.

Opinião

   O livro me deu uma resposta para uma pergunta muito antiga, que não tinha resposta, eu gostei muito do livro, pois usando dois personagens o autor retrata momentos do nosso cotidiano, o encontro e a dor após a despedida, nos ensinando a superar a separação.

  Um livro que parece ser infantil, mas não é. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos devem ler esse livro, pois nunca é tarde para se aprender a superar uma separação.

 O intuito desse livro é mudar sua vida, acredito que é isso que ele fez com a minha vida, sempre após uma despedida  vou me lembrar de como "A menina do adeus" me ensinou a superar.

 Aprendendo a superar nossos problemas, é mais fácil de levar uma vida tranquila.

 O autor usou uma linguagem simples e de fácil compreensão, facilitando muito a leitura.

Edição

 A edição do livro me agradou muito, tanto o papel da capa quanto o papel miolo são muito bons, a capa é muito resistente e o miolo do livro conta com várias ilustrações que são simplesmente perfeitas. 
A diagramação é perfeita, e todas as cores usadas na capa e no restante do livro foram muito bem escolhidas pois combinam muito com o livro pois é interessante que muitas cores retratem a alegria em um livro que tem o intuito de mudar a vida do leitor.


Na minha opinião esse livro merece 5 estrelas. Eu o recomendo para todas as pessoas que gostem de uma leitura que traga coisas boas para sua vida.

 Muito obrigado pela super parceria Ivanir! Você tem sido um grande amigo, espero que nossa amizade nunca acabe.

Compre o livro diretamente com o autor: ivanirfaria70@gmail.com                                                                                                                                                  Facebook do autor: facebook.com/ivanirfaria                                                                                                                                                                                    Deixe um comentário com a sua opinião sobre a resenha e volte sempre. Abraços!


15 comentários:

  1. Bem...
    O que escrever depois de ler uma resenha tão perfeita???
    Além de agradecer, Daniel, preciso parabenizá-lo pela criatividade e pela dedicação, pois ler e reler para escrever depende desse trabalho intelectual que você desenvolve de maneira tão natural, mas que sabemos, exige disciplina.
    Apesar da pouca idade, você revela uma certa maturidade. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Ivanir, fico muito feliz quando um autor gosta de uma resenha que eu desenvolvo, você é um grande autor.

      Excluir
  2. Eu estou lendo Daniel... uma a aluna me emprestou... estou gostando muito e depois dessa resenha, não vejo a hora de chegar ao final. Bjsss ... parabéns ao autor Ivanir...

    ResponderExcluir
  3. Eu estou lendo Daniel... uma a aluna me emprestou... estou gostando muito e depois dessa resenha, não vejo a hora de chegar ao final. Bjsss ... parabéns ao autor Ivanir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo isso!!! Ler e devolver, com peninha, kkkkkkkkkkk. Eu sou assim com os livros emprestados!

      Excluir
  4. Meus parabéns, Daniel. A resenha ficou muito boa. Gostei muito da premissa do livro. Grande abraço. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Seu livro é perfeito Cláudio! Que venha Gaian 2!
      Volte sempre!

      Excluir
  5. Que resenha linda!!!! Fiquei morrendo de vontade de ler!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Vale muito a pena ler!
      volte sempre!

      Excluir
    2. Fácil ler, Pensadora... Contate-nos!!! ivanirfaria70@gmail.com

      Excluir
  6. Perfeita a resenha! Usou uma linguagem adequada de fácil compreensão. Parabéns Daniel. Parabéns ao autor Ivanir!!!

    ResponderExcluir
  7. Perfeito, Daniel. Adorei o Livro deste, que além de um grande Jornalista, Professor, Escritor, é meu grande Amigo, que amo demais, como creio não amar tanto meus irmãos e irmãs.
    O LIVRO: "A MENINA DO ADEUS" deste nosso Amigo (merece maiúsculas), foi uma inspiração Divina que levou Ivanir a escrevê-lo. A Menina do Adeus me fez viajar, envolvido num passado, levando-me a retornar no tempo de minhas viagens reais pelo nosso Brasil, principalmente Minas, Mato grosso e Rondônia que, ao passar por lugarejos como o citado em A MENINA DO ADEUS, eu via quase sempre uma pessoa; crianças, adolescentes, jovens e idosos acenar com a mão levantada, como se quisesse dizer-me: - "Ei, ainda é cedo, volte, fique mais um pouco para nos conhecermos melhor".
    Vendo que eu não voltava, já começaram a sentir saudades antes mesmo de me ver desaparecer no final da estrada. Lembrei-me de quando cheguei, numa cidade do interior mineiro, com meus produtos para expor nos comércios, fui tão bem acolhido que até me assustei: na cidade tinha uma espécie de Sonorização, com caixas espalhadas por todas as ruas e na medida que chegava num comércio, eu era apresentado ao comerciante pelo locutor, desculpem-me, a história é longa, parei.
    O que eu quero dizer mesmo que o Livro "A MENINA DO ADEUS" é e foi inspirado justamente para isto: nos fazer viajar para o nosso interior e, lá no fundo de nosso íntimo, remexer em nossas lembranças; reconhecer que erramos com cada um daqueles, que por alguma razão, excluímos de nossos círculos de amigos. Também pelas vezes que não damos valor aos pequenos gestos que um dia recebemos por essa nossa passagem, pois a vida é uma passagem.
    Quanto a você, meu amigo (agora, creio), está de parabéns. Adorei suas resenhas e espero poder sempre estar lhe fazendo mais e mais, visitas. Fazer minhas observações e refletir sobre seus comentários. -""É ASSIM QUE NASCEM E SE FORMAM GRANDES HOMENS; LENDO""

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, João, meu irmão do coração!!!

      Excluir
    2. Que comentário maravilhoso, sobre sua história saiba que ela é digna de um livro. Eu também gosto muito desse livro "A MENINA DO ADEUS" que como você disse, merece maiúsculas Fiquei muito contente com seu comentário. Espero que volte sempre.

      Excluir